
A Memória do
João Cancelo
Garafa produzida em 1985
Maio de 1990
Comprou esta garrafa de CR&F quando o seu filho João entrou para a universidade.
Brindou com o mesmo quando terminou o curso.

A Memória do
João Cancelo
Garafa produzida em 1985
Maio de 1990
Comprou esta garrafa de CR&F quando o seu filho João entrou para a universidade.
Brindou com o mesmo quando terminou o curso.

A Memória da
Margarida Soares
Garafa e cálice edição limitada de 1995
Abril de 1995
Foi oferecido este conjunto à Margarida
no seu 50º aniversário, onde brindou com
os seus amigos e família.

João Alberto
Garrafa CR&F Reserva Extra
"Esta é a primeira garrafa de CR&F Reserva Extra no mercado e que guardei como recordação."

Mónica Soares
Garrafa CR&F Reserva
"Lembro-me de pedir ao meu avó para me guardar o botijo quando terminasse a aguardente para eu brincar"

Paulo Correia
Garrafa CR&F Reserva Extra
"Esta garrafa faz me lembrar quando me comecei a tornar homem foi no início da minha vida laboral que um cliente me ofereceu esta garrafa como simpatia pelo meu trabalho na altura...Boas memórias."

Luís Carlos Pires
Garrafa CR&F Reserva Extra
"Desde sempre quando se fala de aguardente só CR&F vem à memória."

João Alberto
Garrafa CR&F Reserva Extra
"Esta é a primeira garrafa de CR&F Reserva Extra no mercado e que guardei como recordação."

Pedro Miguel das Neves
Garrafa CR&F Reserva Extra
"Esta garrafa foi me oferecida pelo meu avô, quem me apresentou a CRF."

Artur Ferreira
Garrafa CR&F Reserva Extra
"O tempo que perdemos a saborear o momento e o tempo que ganhamos a absorver novos sabores de CRF É UM VERDADEIRO MOMENTO ESPECIAL."

José Bastos Tomé
Garrafa CR&F Reserva
"Recordo um prazer indescritível saborear um cálice de CR&F no mato, um conforto de casa quando estamos tão distantes. Lembro-me muito bem de beber um cálice de CR&F quando vivia na fortaleza da ilha de Moçambique, sentado na pousada (piscina)."

José d'Assunção Sousa
Garrafa CR&F Reserva Extra
Era um ritual após o jantar... um tempo exclusivo de fuga ao tempo e de refúgio no sonho. Aquecer o balão girando lentamente o líquido dourado no seu interior, inalar os vapores e o primeiro golo com os olhos perdidos num horizonte inexistente. Aí sim, fechava o dia antes de fechar os olhos para dormir.."

Carla Andreia e Costa
Garrafa CR&F Reserva Extra
"Guardada por anos, a aguardente despertou em 2018 para um brinde especial: o meu pai e meu marido, celebrando a minha gravidez e a nova vida que aí vinha, com aromas e sabores tão únicos e maravilhosos quanto a alegria daquele instante, guardada para sempre na nossa memória."

Rogério Pires Monteiro
Garrafa CR&F Reserva
"CR&F foi sem dúvida uma das principais razões para hoje gostar deste tipo de bebida."

Luís Marques Coutinho
Garrafas CR&F
"...conheci a CRF na messe de oficiais em Bissau 1973! ...era elegante e "lutava" com o whisky que então se bebia por lá!
Este exemplar entrou em minha casa nos anos 80 e conservo-a com o carinho que uma CRF merece!"

Jerónimo dos Reis
Garrafas CR&F
"Uma bebida para todas as ocasiões com amigos e familiares próximos."

Carla Araújo Estrelinha
Garrafas CR&F
"Este é o copo por onde o meu saudoso pai bebia a sua CR&F nos seus últimos anos. Era um grande apreciador .1920 ou CR&F todos os anos era a sua prenda de aniversário e ele era tão feliz. Partiu mas a sua memória ficará sempre ligada á Aguardente da sua vida. Fiquei com o cálice a minha irmã com a garrafa quase vazia, traz-nos memórias de amor e alegria. Tidas memória de longos séries onde o pai contava histórias do antigamente bebendo a sua CR&F. Fará sempre parte da minha vida. Para sempre!"

Anabela Santos Sousa
Garrafas CR&F
"Esta aguardente velha CR&F foi uma inesquecível experiência partilhada com a família no aniversário do pai e do primeiro neto. Um detalhe especial e uma bonita memória.
A ocasião foi perfeita. Preparada com calma e tradição e celebrada com alma e coração."

Marco Martins
Garrafas CR&F
"Esta garrafa de CR&F é a última que se encontra em casa de meus pais. Olhar para esta garrafa, remete-me para a rotina diária de meu pai. Religiosamente após o café do jantar, bebia um cálice de CR&F. Dizia ele que era para "tirar" o sabor do café...
São memórias que ficam"

Paulo Jorge Luís
Garrafas CR&F
"A essência da minha memória tem nome e sabor.
Hoje esta CR&F faz parte da decoração. Mas guardo no tempo, na mente e no coração a pessoa que me ofereceu esta recordação. Agradeço todo o tempo e paciência que o meu Tio teve comigo e todos os momentos que partilhamos conversas ao sabor da CR&F."

José Mesquita Ribeiro
Garrafas CR&F
"No verão de 2020 estava em Portugal, depois de uns meses a trabalhar nos Emirados Árabes Unidos, quando comentei com uma amiga que precisava regressar e vender o carro que possuía. Ela comentou que também tinha uma amiga a viver por lá, que precisava comprar um carro. Passou-me o contacto. Entrei em contacto e fomos falando, nada de especial até porque, afinal, ela não queria nenhum carro... Eu voltei para os Emirados em outubro. Vendi o carro. A Helena, entretanto, disse que voltava para os Emirados em janeiro. Dessa informação resultou num pedido peculiar. "Será que me podes trazer uma garrafa de CRF? É que as que trouxe... já terminaram.", pedi. Ela, sabe-se lá porquê, trouxe e encontramo-nos para ela me entregar a garrafa. O resto... é a nossa história e para o ano vamos festejar a nossa união com família e amigos."

Maria Alice António
Garrafas CR&F
"Aqui está uma garrafa de CRF pirogravada a ouro, com data de 1898 - 1978, ano dos 80 anos da chegada do segundo nome da empresa. Garrafa engarrafada em 1978, pelo responsável da empresa Henrique Santos."

João Marques Silva
Garrafas CR&F
"130 Anos CR&F - 53 Anos JM&S A minha história começou muito depois da CR&F. Assim, em 1972, na região do Dão, nasci e cresci. A aguardente sempre esteve na minha vida, desde na infância ser o primeiro remédio para os dentes (para bocejar, mas já provava) a uma vizinha com mais de 100 anos que todos as noites antes de dormir bebia o seu cálice de aguardente. Lembro-me de ver, nas velhas tabernas, garrafas especiais que, devido ao preço, iam permanecendo na prateleira. Afinal, as melhores aguardentes também eram produzidas artesanalmente, no alambique da minha rua. Embora esteja a falar da CR&F, não posso deixar mencionar a aguardente vinícola produzida primeiro pelo meu pai e, mais tarde, já com a minha ajuda. Continua a ser das melhores que já bebi: um sabor e um cheiro de infância que ainda hoje me levam a viajar no tempo. A minha história de colecionador começou em 2004, quando conheci o meu sogro, um grande colecionador, profundo conhecedor e verdadeiro perito, principalmente de vinhos generosos. Foi embaixador dos vinhos de uma grande ilha portuguesa, mas com uma bela coleção de aguardentes e bagaceiras que, obviamente, lhe fui confiscando - tudo ao abrigo da lei matrimonial, claro. Infelizmente, já não há muito CR&F, pois o que é bom é para se beber! As garrafas que “posaram” para a fotografia são as reservas que tenho cá no cofre de casa – e que, espero eu, algum dia um descendente venha a herdar... se eu não tiver sede antes. No entanto, na casa dos meus pais e na dos meus sogros há mais exemplares... ora para acompanhar um belo queijo da serra, na casa paterna, ou um doce rico bolo da Madeira, na dos meus sogros. A aguardente é um destilado que ainda hoje é olhado com algum desdém, seja por causa das bebidas das “grandes” potências ou, atualmente, pelas “bebidas” modernas. Para mim, porém, não há dúvida: a aguardente é o néctar dos deuses. Não a troco por nenhuma outra, venha de onde vier, tenha o rótulo que tiver. Mesmo proibido pelos médicos, ainda continuo a cheirar o néctar... Nota final: por cima da garrafa CR&F XO Fine &; Rare sou mesmo eu (Mas atenção: a garrafa é que é “Fine &; Rare”. Eu, na melhor das hipóteses, sou “Fantástico &; Raro”!)"

Sérgio Pais
Garrafas CR&F
"Há imagens que dispensam comentários, neste caso só dizer que depois desta vieram muitas mais, mas esta foi perdurando teimosamente e sentimentalmente na garrafeira!"

Carlos Rodrigues
Garrafas CR&F
"A memória que tem passado de geração em geração - do avô ao meu pai, do meu pai para mim e seguirá de mim para o meu filho. Um sabor que nos une no tempo."

Carlos da Silva
Garrafas CR&F
"A memória desta garrafa foi que teve nos mares da Gronelândia e terra nova."

Ana Lúcia Ferreira
Garrafas CR&F
"Uma das garrafas que continuam na garrafeira do avô e memórias colecionáveis destes últimos 20 anos após a sua partida. Manter a história viva."

Carlos Seiça
Garrafas CR&F
"O passo inicial para o início de uma grande coleção. A CRF foi das primeiras garrafas."

Liliana Rodrigues
Garrafas CR&F
"A memória que tem passado de geração em geração - do avô ao meu pai, do meu pai para mim e seguirá de mim para o meu filho. Um sabor que nos une no tempo."

Clara bela Gomes
Garrafas CR&F
Pequenos cálices em formato balão... uma garrafa CR&F ainda por terminar... e as saudosas recordações que a memória não apagou. — Não há nada como um bom café e uma boa pinga... — dizia, enquanto se sentava descontraidamente na sua poltrona junto á varanda, era um dos pequenos prazeres que gostava de conceder a si próprio. Ouvia‐o saborear, calmamente, enquanto fazia o característico estalido com a língua... — Isto é cá uma pomada... — Isso é álcool, avô! — dizia‐lhe eu, de olho na elegante garrafa com selo lacrado. — É sim, mas do bom! — contrapunha, piscando‐me o olho. — E nem sequer é doce... — retrucava eu, fazendo um esgar de repulsa. — Não, doce é coisa para senhoras... — gargalhava. … O tempo passou, e também muitas mais garrafas de CR&F passaram pela garrafeira do avô... imortalizadas como um verdadeiro elixir, aos meus olhos de criança. Hoje, como designer, professora de artes, escritora e artista plástica, guardo a garrafa CR&F como uma relíquia do passado. Dei‐lhe um novo visual, uma nova vida... reciclando o que seria considerado lixo. Revesti‐a a massa de papel, pintei‐a e adornei‐a com flores criadas a partir de caixas de ovos, ainda lhe adicionei barbante, pérolas e rolos de papel de revista. Esta garrafa de CR&F, é um exemplo de que na natureza nada se cria, nada perde, tudo se transforma... faz parte da minha exposição sobre reciclagem e intitulada “Do Lixo ao Luxo”, exposição essa, já apreciada em vários municípios do país. Não restam dúvidas de que os momentos vividos com alma se eternizam para todo o sempre, guardados em memórias de pequenos, mas grandes legados.

Rui Miguel de Carvalho
Garrafas CR&F
"Esta garrafa foi-me oferecida em 1994 por um ciclista colombiano que disputava a volta a Portugal nesse ano. Eu tinha 16 anos e tinha começado a trabalhar com o meu pai e nesse mês de 94 estávamos a reformar uma unidade hoteleira em Vila Nova de Gaia onde estava hospedada essa equipa de ciclismo, no último dia o ciclista veio ter comigo e ofereceu-me essa relíquia pois ia viajar de avião e não a poderia levar, abri a garrafa quando fiz 18 anos e a partir daí nunca mais deixei de disfrutar da vossa aguardente e ainda hoje guardo essa garrafa num cantinho especial da minha vida."

Joaquim Alves
Garrafas CR&F
"Corria o ano 1993, encontrava-me eu em Macau, ao serviço da República Portuguesa, quando fui, gentilmente, agraciado pela minha esposa com a oferta de uma elegante bilha em porcelana da aguardente CARVALHO RIBEIRO FERREIRA -CRF-, como prenda do meu aniversário. Fiquei empolgado com a oferta, como não podia deixar de ser, tanto mais que sou um grande apreciador do néctar em questão. Aliás, após os repastos, fosse em que circunstâncias fosse, não dispensava o aroma do sabor de um cálice de aguardente CRF, como complemento último da refeição. Evidentemente, dada a elegante beleza da garrafa, tenho-a religiosamente guardada, e reservada para uma ocasião muito especial, que se aproxima para breve. Tchim! A todos nós!"

Jorge Nunes
Garrafas CR&F
"Garrafa CR& F, marca inesquecíveis e duradouras amizades. Ano de 1974, em Cabinda (Angola), fui presenteado por um amigo com uma garrafa duma aguardente que ele dizia: "Aqui está uma preciosidade". A garrafa, que, mantenho intacta, espera um momento que honre uma forte e inesquecível amizade e recorde os jantares africanos seguidos de longas conversas, vagarosamente acompanhadas, pela saborosa "preciosidade" CR&F."

José Salvador
Garrafas CR&F
"É a minha aguardente preferida."

Jorge António
Garrafas CR&F
"As garrafas da aguardente 1920, nas suas 3 capacidades 1/2L 0,70L e Litro a mais pequena andou nas cheias de 1979, que era embrulhada em papel solo fane e a garrafa quadrada da mesma. as outras bebidas da empresa CR&F, (bagaceira branca, Brandy CR&F, Aguardente Serradayres e Aguardente 202 da empresa associada, Joaquim António da Silveira."

Serafim Rodrigues
Garrafas CR&F
"Em jantares de amigos era o digestivo preferido. Quer em Portugal quer em Angola ou Moçambique (antes da independência) era apreciada."

Serafim Rodrigues
Garrafas CR&F
"Mais uma relíquia encontrada, por isso acrescento à anterior. Saliento a boa relação comercial entre as duas empresas."

Manuel Trincão
Garrafas CR&F
"Uma memória engraçada com CR&F. No período da quarentena um amigo emprestou-me a mota para eu me deslocar rapidamente, a marca da mota é Honda CRF, qual a melhor forma de agradecer se não devolver também uma CR&F. O meu sogro quando se apercebeu lembrou-se que tinha guardada uma garrafa antiga, estava ótima, bebemos toda e a partir daí durante a quarentena tínhamos sempre CR&F para acompanhar os serões."

Tiago Alves
Garrafas CR&F
Boas meus amigos, igual aposto que ninguém tem....🍀

Tiago Alves
Garrafas CR&F
Se calhar única em Portugal e no Mundo.....❤️

Flávio Ferreira
Garrafas CR&F
"Esta garrafa de CR&F não é apenas uma bebida. É um pedaço de tempo parado. Foi-me oferecida por uma pessoa muito especial — daquelas que nos tocam a alma e deixam uma marca que nunca desaparece. Desde o dia em que a recebi, nunca a abri. Não por falta de vontade, mas porque senti que abrir esta garrafa era como aceitar que aquele momento já passou. E eu não queria que passasse. Guardo tudo o que me oferecem, talvez porque cresci a acreditar que os gestos contam mais do que os objetos. Mas esta garrafa… esta tem um peso diferente. Está ali, intacta, como a memória viva de quem ma deu — cheia de significado, de afeto e de saudade. Olhar para ela é voltar atrás no tempo. É sentir que, de alguma forma, essa pessoa ainda está por perto. E por isso, enquanto puder, vou continuar a guardá-la assim: fechada, protegida, e cheia de tudo o que me faz lembrar."

Dr. John Hillery
Garrafas CR&F
"My late father was a family doctor in County Clare in the West of Ireland and then a member of the Dàil /Irish Parliament. He was a Government Minister from 1959 to 1972 when he became Ireland’s first EU Commissioner. He returned to Ireland in 1976 to become President of the country until 1990. He died in 2008. Having refurbished the family home I recently examined some bottles we had stored safely and found this one."

Carlos Pinheiro
Garrafas CR&F
"Boas memórias desta grande aguardente."

Fabrício Lopes
Garrafas CR&F
"Mais que uma aguardente refinada, algumas edições cá em casa significam excelentes memórias!"

Serafim dos Santos
Garrafas CR&F
"Apesar de ter em casa dezenas de garrafas de whisky velho, bem como aguardentes, há mais de 50 anos, continuo fiel à CR& F... Só não tenho coragem para abrir a "icónica" porque, para além de ser "filha única", hoje em dia não é fácil encontrar à venda no mercado. Parabéns... CR&F sempre!"

Paulo Lucas
Garrafas CR&F
"Há muito uma referência de Excelência."

Maria Ramos
Garrafas CR&F
"A minha memória vem desde 1991 quando entrei na empresa Costa Pina e conheci o meu atual marido, gestor da marca desde o escritório na Av da República contratado pelo nosso grande amigo José Ribeiro de Carvalho (fazemos este ano 29 anos de casados). A CR&F sempre esteve presente com o vinho garrafeira 1978 e nesta foto mostramos um pouco o que fazemos com a marca. Desde candeeiros a garrafas de água fresca no frio a bebida preferida após jantar."
Conheça as histórias de colaboradores CR&F
Ao longo de 130 anos a CR&F construiu-se com tempo, tradição,
excelência e pessoas que, com dedicação, constroem a alma desta marca.
Umbelina Ratadinho
Armazém, 37 anos
Add paragraph text. Click “Edit Text” to customize this theme across your site. You can update and reuse text themes.
Bruno Rebelo de Sousa
Export manager, 7 anos
Add paragraph text. Click “Edit Text” to customize this theme across your site. You can update and reuse text themes.
Vera Magalhães
Marketing, 9 anos
x
Beatriz Correia
Linha de enchimento, 40 anos
Add paragraph text. Click “Edit Text” to customize this theme across your site. You can update and reuse text themes.
Frederico Salema
Export manager, 2 anos
Add paragraph text. Click “Edit Text” to customize this theme across your site. You can update and reuse text themes.
Olívia da Paz
Engarrafadeira, 40 anos
Add paragraph text. Click “Edit Text” to customize this theme across your site. You can update and reuse text themes.

A Memória do
João Cancelo
Comprou esta garrafa de CR&F quando o seu filho João entrou para a universidade.
Brindou com o mesmo quando terminou o curso.
Garafa produzida em 1985
Maio de 1990

A Memória do
João Cancelo
Garafa produzida em 1985
Comprou esta garrafa de CR&F quando o seu filho João entrou para a universidade.
Brindou com o mesmo quando terminou o curso.
Abril de 1990



